domingo, janeiro 21, 2007

Médicos pelo Sim?

"Como médico e como professor de Medicina, pasmo, atónito, ao ver que há médicos pelo Sim! Onde aprenderam, ou verdadeiramente não aprenderam, a Embriologia Humana? Que Escolas Médicas frequentarem que não lhes ensinaram os factos científicos sobre o momento do começo duma vida humana? Como não aprenderam que a vida humana entra a desenvolver-se num continuum, sem interrupções nem saltos? Mas isto é verdade? Digam-me os seus nomes, senhores meus colegas!
(...)
Os médicos que se metem a fazer campanha pelo Sim ao aborto têm uma responsabilidade acrescida pelo facto de serem médicos. Mas não digam que é uma base científico-biológica que fundamenta o que dizem. A prova científica está feita.
(...)
Que vida existiu antes da data que arbitrariamente se escolhe para seu começo? Amiba...? Peixe...? Réptil...? Ainda se crê que a ontogenia repete a filogenia, como o fez Haeckel no século XIX?"
Levi Guerra, Professor da Faculdade de Medicina do Porto
in Voz Portucalense

1 Comments:

Blogger Prof-Forma said...

A questão é muito mais simples do que isto: um médico, para o ser tem de fazer o juramento de Hipócrates: e nele é dito textualmente que um clínico não pode fazer abortos
Assim, temos tão-só isto: ou os médicos têm palavra, ou fazem abortos. E se os fizerem, podemos entender que não respeitam o juramento que prestaram: e com ele toda a deontologia da sua profissão, desde a não-divulgação de dados dos doentes até à preocupação com a salvação das vidas em todo o momento.

12:13 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home