domingo, novembro 26, 2006

Proteger a vida humana: dever ético dos médicos

...“o dever ético de proteger a vida humana e encará-la como valor central deve ser o princípio a partir do qual se deduz todo o comportamento ético dos médicos”.

...“qualquer que seja a opção de cidadania ou de consciência do médico, este está, enquanto tal, obrigado a decidir a sua conduta por um quadro de valores do qual o de referência é a Vida Humana”.

...“é importante os médicos estarem atentos e empenhados no diálogo social colaborando na procura de soluções para as problemáticas que mobilizam a sociedade. Assim se para o aborto a solução poderá estar na protecção social, na contracepção, na educação, na dinamização dos mecanismos de adopção, na eutanásia poderá estar na medicina paliativa, nos cuidados continuados, na oposição veemente à distanásia".

...“o aborto, definido como a interrupção voluntária de um processo evolutivo de uma vida humana em fase embrionária, é passível de punição disciplinar”.

Declarações de Pedro Nunes, Bastonário da Ordem dos Médicos, em resposta a um questionário enviado pela Associação dos Médicos Católicos Portugueses.